Mercado pode manter ritmo, mas cenários demandam redobrada atenção
A possibilidade de novos ciclos é, por si só, motivo de celebração e gratidão. Representa a chance de colocar projetos em marcha, renovar propósitos e redobrar o ânimo para concretizar metas. E desejar um feliz ano novo é esperançar: que tudo se realize!
Com base em dados de inteligência de mercado do Secovi-SP, o desempenho do setor em 2024 foi bastante positivo, apesar de fatores complexos, como reforma tributária, inflação e juros em processo de elevação.
O número de unidades residenciais comercializadas e lançadas atingiu patamares recordes, resultado influenciado pelo Minha Casa, Minha Vida – que correspondeu a 50% de toda a movimentação do setor –, reforçado pelos programas Pode Entrar (Prefeitura de São Paulo) e Casa Paulista (Governo do Estado).
O mercado pode manter um bom ritmo em 2025, mas prevê-se muitos desafios, a começar pela manutenção de juros altos inibindo o investimento produtivo. Embora o orçamento para o MCMV deste ano esteja assegurado, a questão é manter a saúde do programa no futuro, o que exige a preservação dos recursos do FGTS para a habitação. Também é preciso garantir o financiamento à classe média, problema que pode ser em boa parte resolvido com adoção de propostas já apresentadas pelo Secovi SP ao Banco Central e aos ministérios da Fazenda e das Cidades.
Como sempre, o Secovi-SP está pronto para trabalhar em defesa do acesso à moradia, pois é no lar que as famílias podem fazer de cada ano um ano mais feliz.
Voltar para a listagem de notícias